O que é uma Startup?

As chamadas Startups são empresas jovens que possuem um modelo que possa ser escalável e repetível, em um ambiente de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Embora não esteja limitado apenas aos negócios digitais, as Startups necessitam de inovações para não serem consideradas empresas de modelos tradicionais.
O termo Startup está na moda e se tornar um empreendedor virou um sonho de muitas pessoas, tanto aqui no Brasil como no exterior. Um erro bem comum é definir uma Startup como somente empresas ligadas à internet. Não necessariamente elas precisar ser somente voltadas para o mundo digital. Elas são muito mais comuns na Internet porque é muito mais barato crir uma empresa online do que uma empresa do ramo do agronegócio, por exemplo.


Afinal, o que é uma Startup?


Há muita discussão a respeito do que realmente significa uma Startup. Alguns dizem que empresas que sejam pequenas e estejam em seu período inicial podem ser chamadas de Startup. Outros dizem que uma startup é uma empresa com baixo custo de manutenção que porém, consegue crescer de maneira rápida e gerar lucratividade cada vez maiores. Há outros que dizem que o “seu Zé da pipoca” é uma startup e uma franquia de sanduíches é uma empresa. Se a palavra startup for desmembrada, dizemos que significa o ato de iniciar algo. Sendo assim, toda empresa foi uma dia uma startup?
A resposta a essa pergunta é: negativo! Há algumas características que identificam esse tipo de empresa e que excluem negócios tradicionais. São elas: algo inovador, que pode ser replicado, escalável e em cenário de incertezas.

15 de setembro de 2020 22:08